COMO FUNCIONA A
ENERGIA SOLAR?


Os sistemas de Energia Solar (ou de modo mais técnico: sistemas fotovoltaicos para geração de energia elétrica) são compostos por elementos que juntos realizam a conversão da energia solar para energia elétrica.

Tudo começa quando os módulos fotovoltaicos (os elementos que ficam, geralmente, sobre o telhado) captam a luz do sol e liberam energia elétrica em seus terminais. Essa energia tem a qualidade de ser contínua, isto é, o mesmo tipo de energia elétrica empregada nas pilhas e baterias.

Após os módulos fotovoltaicos, a próxima etapa é a proteção dos componentes. Geralmente, são utilizadas as String Box CC, elemento que protege o sistema contra acidentes elétricos na parte de corrente contínua.

Após a String Box CC, a energia é passada ao Inversor (também chamado de inversor solar, inversor interativo e outros). A principal função é converter a energia elétrica contínua (CC) em energia elétrica (CA), de modo que se apresentam tensão e corrente elétrica alternada.

Nesse estágio, a energia elétrica já tem condições de alimentar cargas elétricas gerais: lâmpadas, televisão, geladeira, etc.

O inversor libera a energia na residência/comércio/industria onde ele está instalado. Caso haja demanda da energia naquele instante em que ele é gerada, a energia é consumida na residência. Agora, se não houver demanda por aquela energia no exato momentos em que ela é gerada, então a energia é fornecida à concessionária de energia local.

Mensalmente, a concessionária de energia envia uma fatura informando o quanto que o consumidor efetivamente consumiu da concessionária e quanto gerou para a concessionária. A RESPLAN trabalha de uma maneira que a geração do cliente se torne igual ao seu próprio consumo. Assim sendo, é possível fazer de uma forma que o cliente não paga mais pelo consumo de energia elétrica, mas apenas as taxas mínimas exigidas por legislação federal.